terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ensaio sobre a chatice


Da série "Fotos de Celular dos Gerânios do Meu Jardim". 




Há quem não ache possível, mas eu já fui mais chato ainda!

Fui devoto fiel de uma tradição estúpida: a de aproveitar o momento em que se está com a razão para... Ser chato! Você talvez tenha sido muito mais feliz que as pessoas que conviveram comigo. Talvez tenha trilhado um caminho mais inteligente e nunca tenha tido contato com essa prática sem sentido. Pois veja este relato com curiosidade científica. Como se ficasse sabendo de que modo se comportam os nativos de um lugar exótico .

Situações de conflito acontecem na vida de todos, pelos menos nos da minha espécie. É bom que seja assim! Conflitos servem para ajustar o convívio quando, por algum motivo, alguém está desconfortável ou prejudicado. Nossos antepassados tinham um sistema ótimo para resolver os conflitos: fechar os olhos. Mais especificamente os olhos do outro, com uma pedra enorme na cabeça...


O aumento da população e a progressiva complexidade da vida social exigiram métodos menos, digamos, definitivos.  Assim surgiu a negociação. Eu acho que foi assim, pelo menos. E afinal de contas isso não é um estudo histórico, é o pretexto para que eu dê minha opinião.


Negociar, discutir, é uma arte que comporta todos os estilos, como se sabe. Quando uma das partes demonstra claramente que está certa, surge um momento crucial: o que faz a criatura que está coberta de razão? Eu, por muito tempo, aproveitei a oportunidade para ser chato. Chato, terrivelmente chato! Como se estar certo fosse um cartão verde para derramar sobre o outro um balde de arrogância e mal-humor. Até que, com o tempo, eu me dei conta do óbvio:  quando estou certo, não ganho um direito mágico de ser indelicado, grosseiro, cínico, nada disso! Ganho o prazer de eliminar mais um ponto de atrito e correr para o abraço. Figurado ou literal.



Há muita gente que sofre (e faz sofrer) do mesmo mal. Se você achou que eu era um mutante, sinto muito, isso acontece a todo instante,  é só prestar atenção. Muitas relações perdem o brilho porque a disputa pela razão tem uma sedução a mais: o momento de glória em que se pode ser cruel com o oponente. O que fica mais complicado ainda quando esse oponente divide sua cama, sua casa, sua vida...


Afinal de contas, qual é o nosso objetivo em uma discussão? No trabalho, no trânsito, com o filho, com o irmão, a esposa ou marido, tanto faz: 

O que você busca? 

Ser mais feliz ou repartir a infelicidade com o outro? 

Não tenha pressa em responder. 

Essa é uma daquelas questões em que o mais importante não é a resposta. 


É nunca esquecer a pergunta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto mais dos diálogos que dos monólogos. Mande pra cá o que está pensando!